A Mais Leve Força Da Fraqueza

De fato a muito que falar sobre esse assunto. Qualquer um que tenha algum conhecimento de Deus e das Escrituras sabe sobre esse poder, mesmo que seja apenas citando “meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

Mas minha intenção nesse post não é realmente destrinchar tudo quanto se refere a essa verdade ou suas profundezas; mas compartilhar um pensamento simples o qual Deus tem me dado, o qual até mesmo alguns ímpios concordariam – em parte – mas que infelizmente a realidade demonstra que nem mesmo muitos cristãos o colocam em pratica.

Pense comigo um instante: O que é mais forte? Nossos músculos ou nosso pensamento?

Se utilizar somente o meu pensamento não consigo nem mesmo mover um copo, ou mesmo uma pena… (diretamente falando) Certo?

…Bem, isso pode me fazer investir tempo e esforço em fortalecer meus músculos confiando no “poder” que manifestamente eles apresentam. Mas estou certo que todos irão concordar que a inteligência humana tem produzido ferramentas impressionantes; com uma capacidade imensamente maior do que os nossos meros músculos jamais poderiam; desde uma mera chave de fenda até uma retroescavadeira, guindaste, etc, afora computadores e cia. E mesmo que tais ferramentas/maquinas jamais teriam sido produzidas sem a atuação de músculos e força humana, incontestavelmente elas são um mérito da inteligência e capacidade intelectual humana o que se faz evidente se compararmos o poder e força de tais maquinas com a força muscular, que é muito maior que a humana, de certos animais por exemplo. E por ai vai…

O que estou querendo dizer é que o pensamento que aparentemente é fraco, na realidade é o que possui maior poder.

Tomando esse pensamento como base, raciocínio do qual até mesmo o homem natural pode apreender e concordar; vamos elevar nossa conversa a um próximo nível, o qual de fato é o que interessa.

Assim como nossos pensamentos são aparentemente mais fracos (gostaria que pensassem na ideia de ele ser mais leve – de substancia menos ou não material, pesada ou densa – e frágil) que os nossos músculos; há uma substancia, e um agente ainda mais fraco que aquele: o Espírito.

Precisamos compreender essa natureza extremamente “fraca”, “leve” do espírito. Embora o espírito também possua seus próprios pensamentos; eles são de uma natureza diferente, ainda mais leves e “frágeis” que os pensamentos/palavras que se formam em nossa mente. Apesar de ser uma faculdade inerente à nova vida de Cristo nos cristãos, poucos exercitaram e desenvolveram a si mesmos para discernir/dividir as atividades da alma das do espírito; o que torna tais diferenças difíceis de serem devidamente percebidas por grande parte dos crentes.

Mas ainda assim deveria ser obvio pelo estudo das Escrituras o ‘estratosférico’ poder produzido pelo espírito. Como por exemplo o texto de Efésios em que Paulo esta orando pela igreja no primeiro capítulo pedindo exatamente para os olhos deles (do coração, do homem interior, do espírito) serem abertos, para verem esse poder (do Espírito Santo em primeiro lugar, mas que está em conexão para tal ação tanto em Jesus com o seu próprio espírito como no nosso) que ressuscitou a Jesus dentre os mortos primeiramente, mas que também o fez assentar a direita de Deus obtendo o governo sobre tudo. E não somente a ação do Espírito de Deus nos transformará a nós mesmos a um estado incorruptível, imortal e de poder ilimitado, mas mesmo todo o universo será libertado do seu cativeiro de corrupção se tornando um lugar de habitação apropriada para a ‘irradiação’ de tal gigantesca glória.

A conclusão do que quero passar está relacionado com uma ideia que pincelei no terceiro paragrafo, sobre onde estamos investindo. Se um visionário tecnológico, tendo em vista a capacidade intelectual humana pode vislumbrar um mundo fantástico de naves interestelares e etc; quanto mais o Reino eterno de Deus deveria nos deixar “boquiabertos” e cativar toda a nossa atenção, disposição e devoção para alcançarmos aquilo mesmo que com nosso pequeno conhecimento espiritual atual podemos vislumbrar!??

Talvez você pense que tais questões estão muito além do que nossa mente possa comportar; e de fato você esta correto!! E é exatamente por isso que estou escrevendo, para que você compreenda que não pode ver nem entrar neste REINO DO ESPÍRITO (de Deus) a não ser que invista tudo aquilo que você é nisso! A não ser que tenha todo o resto como lixo; quero te dizer com toda a certeza que tais realidades sempre serão distantes a você. Nossos pensamentos não são a ‘chave’, mas nossa comunhão com Deus no espírito é a “senha”! 1Co 2:9-10

Como muitos de nós ainda “trabalham para o que perece“…  😦

Que possamos nos arrepender, e termos realmente uma visão para além deste mundo; para que o nosso ganho seja inimaginavelmente imenso!

Na graça de Jesus!
Paz!

2 comentários em “A Mais Leve Força Da Fraqueza

  1. Amém. Pelo que tenho lido nos últimos meses no Antigo Testamento, o que mais grandioso que observo é a intensidade do amor de Deus em esperar um relacionamento com os homens, através da sua condução e condição, expressas por sua justiça que se caracterizam na disciplina e restauração dos seus.
    No contexto atual tenho em mente que é necessário como está no texto, considerar todas as demais coisas como lixo para poder ganhar a Cristo. Esse “poder”, essa permissão que recebemos ao descer sobre nós o Espírito Santo e nos tornamos testemunhas de onde estivermos até os confins da Terra.
    Penso que o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele, todavia não por força, nem por violência, ou seja, não nos é exigida força ou violência a partir dos nossos músculos, como abordou, e sim pelo Espírito, diz o Senhor dos exércitos. Necessário é conhecê-lo para que na nossa fraqueza possamos descansar em sermos aperfeiçoados no Seu poder.
    Que Sua graça nos baste.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s