O Que Você Vê?

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
Mateus 6:19-24 (recomendável ler até o verso 34)

Gostaria neste post de estar analisando mais especificamente os versículos 22 e 23, em negrito. Tenho visto e ouvido muito ensino que acredito não se encaixar exatamente ao que Jesus realmente estava querendo dizer neles; e certamente isso trás consigo uma deficiência a mensagem que Ele quer que apreendemos, produz prejuízo ao nosso entendimento e, consequentemente, à nossa vida com Ele.

Durante um tempo tive dificuldade para compreender o que Jesus estava querendo dizer, até que um dia tive um entendimento que acredito ser o mais justo ao ensino e à mente do Senhor. Acredito que o problema esteja em primeiro lugar em que os próprios tradutores das Escrituras, por não terem também tido um acurado entendimento sobre o assunto, fizeram sua tradução de um modo que não ajuda muito. Mas também é verdadeiro que Jesus ensinava usando palavras de Sua própria sabedoria que por si mesmas são divinamente poéticas, podendo ser desvendadas unicamente por Ele mesmo. Tendo boa consciência de que seu significado me foi revelado por Ele mesmo, irei transmitir conforme me foi dito…

Quando Jesus diz “se seus olhos forem bons”, a primeira ideia que temos em relação à palavra ‘bom’ é no sentido de bondade, e assim associamos que Jesus estivesse falando para termos olhos bondosos e tal. Mas ainda que sim, ele queira isso, não é esse o seu sentido mais “bruto”, “cru” e primeiro. Não! De fato acredito que o literal e imediato sentido o qual estava se referindo ao dizer bom é como significando “saudável” ou “que funciona bem”.

A segunda coisa que também precisa ser equalizada, ajustada, tendo também em mente o significado de bom no contexto é; da mesma forma, o entendimento que temos da ideia associada a corpo e luz nesse texto. Quando Ele diz “os olhos são a candeia do corpo”, ou “a luz do corpo”; o que literalmente Ele quer dizer é que através dos olhos é que todo o corpo enxerga; e por isso não está em trevas ou escuridão. Este modo de falar como foi traduzido nos parece um tanto estranho e de fato não usual aos nossos dias. Mas obtive ajuda para entender tal falar, com a linguagem do antigo testamento. Como por exemplo:

“E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver…”
Gênesis 27:1a

Repare bem! É dito que os olhos de Isaque “escureceram”, não no sentido de que a cor dos olhos tornou-se escura ou preta; mas que devido à sua velhice a sua visão escureceu, ou seja, estava enxergando mal, com deficiência. Aplicando essa mesma percepção e linguagem as palavras de Jesus, juntamente com o significado de bom nelas, vou parafraseá-las abaixo, de modo a ajudar em sua compreensão:

“Os olhos são os que dão visão ao corpo. Se os teus olhos funcionarem bem, todo o seu corpo será bem guiado por sua visão. Mas se os seus olhos funcionarem mal então todo o seu corpo estará desnorteado. Portanto, se a visão que possuem por dentro for cega, quão grande cegueira será!”

Entendem! Vejam só como esse entendimento se aplica tão maravilhosamente bem ao ensino que Jesus estava dando!… Ele estava dizendo aos discípulos sobre dois tipos de riqueza: a terrena e a celestial. E os estava incentivando/ordenando a que acumulassem para eles próprios as riquezas celestiais. Mas a realidade é que tais riquezas são invisíveis aos nossos olhos naturais, e caso nossa vida seja dirigida/guiada por eles iremos buscar as riquezas que vemos, ou seja, as terrenas. Se, por outro lado, tivermos olhos espirituais e realmente estivermos enxergando as riquezas eternas que Deus tem pra nós, então, nossos olhos espirituais guiarão todo o nosso corpo, para que todo ele se empenhe e esteja corretamente direcionado para adquirir e acumular tais riquezas imarcescíveis. Desse modo, o que vemos é que nos será precioso, será nosso tesouro; e nosso coração, que está relacionado com o cerne e as fontes de nossa vida, será então cativado e impulsionado por isso.

Muitos dizem estarem buscando as coisas celestiais, mas na realidade, na pratica de suas vidas, nas obras de suas mãos, o caminho dos seus pés, são para ‘as coisas que se veem’. Para esses a palavra do Senhor é “quão grandes trevas serão”!

Desse modo ele estabelece apenas dois caminhos; ou iremos servir a um Senhor invisível com riquezas invisíveis, ou seremos servos de um senhor visível que possui riquezas visíveis! Realmente somente a graça e a misericórdia de Deus nos fará trabalhar e investir em um ganho que por hora, talvez não estejamos vendo. Mas à medida que por Sua grande bondade nos concede ver algo celestial; nossa convicção se torna tal, que as demais coisas quando comparadas com os verdadeiros bens; são então reputadas como “lixo”!

Que o nosso amado e precioso Senhor ilumine os olhos do seu coração, para compreender e já hoje experimentar as excelentes riquezas dos Seus tesouros eternos! Com o fim de que cada, até mesmo pequeno movimento, ou respiração de nossos corpos, seja para Ele e para a glória do Seu bendito reino!

 

Recomendo a leitura da postagem “O Trabalho”, diretamente relacionada com essa.

 

Na paz Dele.
Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s